Jesus:a sabedoria personificada


Muitas controvérsias tem sido levantadas por causa desse texto. Uma delas é se a sabedoria é uma representação do Senhor Jesus, então se poderia afirmar que Ele foi criado, pois algumas traduções e versões bíblicas traduzem o início de Pv 8:22 como "O Senhor me criou no princípio...". A eternidade e por conseguinte a divindade de Jesus Cristo seria negada.
  Algumas considerações preliminares.
Para interpretação de um texto, precisamos atentar para algumas questões que são tão fundamentais quanto negligenciadas. A primeira delas é quanto ao objetivo da interpretação. Muitos vão ao texto se perguntando "qual é o sentido deste texto para mim?", porém a pergunta correta é "qual é o sentido desse texto para o autor?". Interpretar um texto bíblico é descobrir o sentido pretendido pelo seu autor e como ele seria compreendido pelos seus leitores originais.
 Há diversos pontos de semelhança entre Cristo e a Sabedoria. Porém há várias diferenças fundamentais. Porém, se considerarmos que se trata de linguagem poética e que a intenção do autor não é formular uma doutrina cristológica e sim apresentar princípios para uma vida piedosa de acordo com a lei, podemos até considerar as semelhanças sem nos perturbarmos com as diferenças. Mesmo assim, vamos nos voltar para algumas dificuldades apontadas para aplicação desse texto à preexistência de Cristo, mesmo porque algumas seitas se valem delas para negar ou limitar a divindade de nosso Senhor.
 Conclusão

Creio que o Provérbios 8 não é um texto cristológico, embora muitos o tenham usado para exaltar a eternidade de Cristo. Neste sentido, o tradução "o Senhor me criou" encontrada no Targum, na Septuaginta e em algumas versões modernas apresentam dificuldades se a expressão não for entendida no sentido de procedência.








 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário